quarta, 27 de janeiro de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
35 ºC 22 ºC
Segurança
20/01/2019 20h02

Ponte em via lateral da BR-101, no Rio Capivari, terá passagem para pedestres

O caminho reservado para quem cruzar a pé terá dois metros de largura, com proteções laterais, de concreto tipo New Jersey ao lado do tráfego de veículos e guarda corpo na lateral do rio.
Ponte em via lateral da BR-101, no Rio Capivari, terá passagem para pedestres
A nova ponte sobre o Rio Capivari, pertencente ao lote de Obras Complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense, terá passagem para pedestres. Segundo o projeto construtivo da estrutura, o caminho reservado para quem cruzar a pé terá dois metros de largura, com proteções laterais com 80 cm de altura - proteção de concreto tipo New Jersey ao lado do tráfego de veículos e guarda corpo na lateral do rio.

Além da passagem, o Dnit/SC vai instalar defensas metálicas na entrada e saída da passagem, para resguardo dos pedestres, assim como foi feito em todas as pontes que tenham espaço para circulação. A construção dos espaços para travessia a pé e mais comum em pontes de ruas lindeiras, em aglomerados urbanos próximos das pistas.

A futura ponte sobre o Rio Capivari é necessária para dar vazão ao fluxo local de veículos, sobre a via lateral que será construída entre as duas cidades, margeando a rodovia federal. Além da nova ponte, o projeto complementar prevê a restauração da ponte antiga, em uso pelo fluxo de veículos Sul-Norte.

A nova ponte vai abrigar a movimentação local de veículos entre Tubarão e Capivari de Baixo, feita atualmente pelas avenidas Pres. Getúlio Vargas e Nações Unidas. Com a união das ruas José Anastácio Teixeira, próximo ao viaduto do km 327 e Antônio Hulse, já no bairro Revoredo, em Tubarão. A nova estrutura terá, segundo projeto, 67 metros de comprimento, extensão idêntica à ponte que será adequada.

Trecho duplicado
Além da nova travessia, o trecho duplicado da BR-101 Sul/SC entre o km 325 ao km 337 terá circulação de veículos por via lateral, presente no escopo das Obras Complementares. O segmento inicia na alça lateral do viaduto da Vila Flor, no km 325, em Capivari de Baixo.

De lá, a pista segue paralela ao sentido Sul-Norte do fluxo, passando pela rua José Anastácio Teixeira, também pelo viaduto de acesso ao centro de Capivari de Baixo, chegando ao Rio Capivari. Neste ponto será construída nova ponte e mais 840 metros de pista, ligando o fluxo à rua Antônio Hulse, já em Tubarão.

A via segue em direção ao extremo-sul, passando pelo viaduto de acesso Norte a Tubarão, no bairro Revoredo, pela rua Amarildo José da Rosa, pelo viaduto de acesso ao centro de Tubarão. Aqui o trânsito deixa de ser em mão dupla até o final da rua Dep. Olice Pedra de Caldas. A nova rota será alternativa para os motoristas, principalmente na ligação entre os bairros Morrotes, Humaitá e Revoredo, em Tubarão, Bandeirantes e Vila Flor em Capivari de Baixo.

Fonte: Dnit/SC

 
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia