Três sismos foram registrados neste domingo (6) em um intervalo de uma hora. Moradores tiveram que abandonar suas casas. A Indonésia ainda se recupera de um tsunami mortal no fim de dezembro, provocado por um vulcão em erupção entre as ilhas de Java e Sumatra, que deixou mais de 400 mortos. O Irã também registrou um terremoto neste domingo, 31 pessoas tiveram ferimentos
Três sismos de magnitude entre 5,1 e 6,6 foram registados neste domingo (6) em um intervalo de cerca de uma hora, a noroeste de Tobelo, nas ilhas Molucas, na Indonésia.
As informações constam no ‘site’ do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Os três abalos tiveram uma profundidade de 60 quilômetros, segundo a mesma fonte.
Os abalos ocorreram na madrugada desta segunda-feira e obrigou alguns moradores a saírem de suas casas, sem registro de vítimas e danos, nem emissão de alerta de tsunami.
A Indonésia ainda está se recuperando de um tsunami mortal no fim de dezembro, provocado por um vulcão em erupção entre as ilhas de Java e Sumatra, que deixou mais de 400 mortos.
O vasto arquipélago do sudeste asiático se encontra no chamado Círculo de fogo do Pacífico, onde coincidem placas tectônicas e ocorrem grande parte das erupções vulcânicas e sismos do planeta.
Também neste domingo (6), um terremoto com magnitude 5,5 atingiu uma área do oeste do Irã, próxima à fronteira com o Iraque. Conforme a agência estatal IRNA, 31 pessoas ficaram feridas.
O USGS inicialmente classificou a magnitude do terremoto em 5,9, mas depois revisou a leitura para 5,5. O porta-voz dos serviços de emergência no Irã, Mojtaba Khaledi, disse à IRNA que 29 dos feridos no terremoto em Gilan Gharb, na província de Kermanshah, foram liberados após tratamento.
Fonte: G1/Observador