quinta, 24 de setembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
27 ºC 14 ºC
Segurança
23/12/2018 18h05

Cães recebem carinho e ajuda de voluntários em Laguna

Histórias tristes, com ou sem final feliz, fazem parte da rotina de voluntários e da Gerência do Bem Estar Animal. Nina está com câncer, os amigos humanos conseguiram tratamento de quimioterapia. Além dela, o Vitório é o mais novo cão cuidado. Ele foi retirado das ruas, com queimaduras de água quente pelo corpo, nas imediações do bairro Portinho.
Cães recebem carinho e ajuda de voluntários em Laguna
Histórias tristes, com ou sem final feliz fazem parte da rotina de voluntários e da Gerência do Bem Estar Animal, da Secretaria de Pesca e Agricultura.

A semana começou com a Nina. Uma vira-lata de 4 anos. Foi adotada pela comunidade do bairro Mato Alto, virou um cão comunitário, passa em uma casa ganha um carinho, na outra uma ração e medicamentos.

Nina está com câncer, os amigos humanos conseguiram tratamento de quimioterapia com voluntários. O problema era o transporte até a clínica.

Nina não gostava muito de andar de carro. Com carinho e atenção, ela entrou no veículo da Gerência de Bem Estar Animal. Agora, já vê o veículo e fica aposta.

A gerente Soraia Amália Wust, do Bem Estar Animal, presta auxílio. Além de Nina, o Vitório é o mais novo cão cuidado. Ele foi retirado das ruas, com queimaduras de água quente pelo corpo, nas imediações do bairro Portinho.

Uma clínica veterinária tratou dos ferimentos. O transporte e primeiros-socorros ficou com a Gerência de Bem Estar acionada por populares. "Maus-tratos é uma crueldade aos animais, é crime". salientou Soraia.

O Vitório será encaminhado para adoção. "Ele é um cachorro idoso, bem zen, precisa apenas de carinho", disse.

Outro trabalho são os monitoramentos das cuidadoras de cães. A Gerência do Bem Estar Aninal é chamada, muitas das vezes, pelo Ministério Público para emitir um relatório sobre o bem-estar dos cães e gatos em lares de pessoas que abrigam animais.

Os cuidadores também acionam a gerência para certificar que os animais estão bem cuidados. "Somos voluntários e, agora temos uma gerência, queremos apenas o bem-estar dos animais e o zelo deles", afirmou Soraia.

A secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia da Silva Paulino, explica que casos de maus-tratos e abandono de animais são recorrentes no município. Toda semana são denunciados maus-tratos na Secretaria, através da Gerência de Bem Estar Animal. "Infelizmente nem todos os animais são abençoados com uma família cuidadosa e um lar amoroso", declara Patrícia.

A Gerência realizou uma feira de adoção e uma campanha para a posse responsável com os cães, com dicas de cuidados com os pets.

De acordo com a secretária, "nem sempre a vontade de abrigar um animalzinho abandonado é suficiente. A adoção também gera responsabilidades, já que quem adota cuidará de um outro ser vivo. Além disso, irá precisar de atenção, alojamento, cuidado com a saúde, alimentação, higiene e amor".

O abandono é proibido por lei, considerado uma irresponsabilidade perante a sociedade. "O abandono nunca pode ser uma opção, além de ser crime, é desumano e injusto", disse.

Posse responsável
Antes de ter um animal de estimação é preciso avaliar alguns pontos fundamentais:

1 - Esteja certo da decisão pela adoção de animais;

2 - Observar o espaço e tempo disponível;

3 - Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar deste animal?;

4 - A decisão deverá ser conjunta, de toda a família;

5 - Um animal de estimação irá requer uma situação financeira estável.

Onde fica a Gerência do Bem Estar Animal?
No Centro Administrativo Tordesilhas, no segundo andar, na Secretaria de Pesca e Agricultura. Horário: das 13 às 19h.

Doações
Rações, pessoas interessadas em adotar e lares temporários são sempre bem-vindos.
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia