quinta, 24 de setembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
27 ºC 14 ºC
Segurança
05/12/2018 09h52

Município de Criciúma tem foco de escorpião amarelo

Espécie considerada uma das mais venenosas foi encontrada em um edifício do bairro Pinheirinho. Os profissionais da Vigilância Sanitária ainda não descobriram onde as fêmeas estão se reproduzindo,
Município de Criciúma tem foco de escorpião amarelo
Apesar de não ser típico na região Sul, o escorpião amarelo encontrou em um edifício no bairro Pinheirinho, em Criciúma, o ambiente propício para procriação.

Até o momento, esse é o único foco encontrado no município. A bióloga da 20ª Gerência Regional de Saúde, Mariana Mantovani, esclarece que um número considerável de animais já foi encontrado no local e o problema é recorrente no verão.

No entanto, os profissionais da Vigilância Sanitária ainda não descobriram onde as fêmeas estão se reproduzindo, já que esse é o principal procedimento para minimizar o problema.

A picada de escorpião amarelo dói muito e pode matar em poucas horas. Vítimas de ataques de escorpião sentem os efeitos do veneno de imediato, que provoca fortes dores no local, tontura, suor e salivamento excessivo, náuseas e vômitos, além de insuficiência cardíaca e respiratória, com risco de morte.

O veneno age rápido no sistema nervoso e dependendo da quantidade e do estado imunológico da pessoa, pode levar a morte em poucas horas.

“Eles são mais comuns nessa época do ano e oferecem perigo principalmente para crianças e idosos. Nós sempre recebemos ligações de moradores que geralmente encontram animais dentro dos apartamentos. Os profissionais realizam buscas constantes na região e nas proximidades, mas ainda não descobrimos onde está o foco principal”, explica a bióloga.

Com informações do Portal DNSul
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia