Geral
01/11/2018 17h40
Novembro Azul: Mês dedicado a prevenção do Câncer de Próstata
Doença não apresenta sintomas na maioria dos casos e por isso a realização de exames e acompanhamento da saúde é tão importante.
Com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul chama atenção do público masculino para os cuidados com a saúde. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 68,2 novos casos da doença em 2019. Já na região Sul, a expectativa é que 1.840 homens sejam diagnosticados com o problema. O médico urologista Marcos Aurélio Antunes Machado, explica que alguns fatores colaboram para o desenvolvimento da doença. “Pacientes com histórico familiar, negros e obesos tem mais chances de serem diagnosticados com câncer de próstata. Quando pais ou irmãos já tiveram o problema, as possibilidades aumentam em até quatro vezes”, explicou.
A realização de exames é importante devido ao fato de que a maioria dos casos é assintomática. “Não existe nenhum sintoma e geralmente podem ocorrer sangue na urina, problemas para urinar, diminuição no jato da urina e aumento da frequência ao banheiro”, afirma.
Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula. A função da próstata é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.
Fonte: DN Sul