A votação de brasileiros em 16 países na Ásia e Oceania já foi encerrada, informou na manhã deste domingo (28) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que centraliza a organização das eleições.
As urnas já foram fechadas na Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia e Nepal.
Nesses países, já passou das 17h deste domingo, momento em que as seções eleitorais fecham. A apuração dos votos nessas localidades e outras no exterior só começa a ser divulgada a partir das 19h de Brasília, quando se encerra a votação no Acre.
No total, 500.727 eleitores estão aptos a votar fora do Brasil em 171 diferentes cidades em 99 países em todos os continentes – no exterior, só é possível votar para presidente da República.
Porém vazaram comprovantes de votação de diversos países. Os primeiros números marcam larga vantagem de Jair Bolsonaro. Em Suzuka, no Japão, Bolsonaro teria feito 1.909 votos, contra 116 de Haddad. Já em Taipei, capital de Taiwan, uma urna registrou 178 votos para o candidato do PSL, contra 38 do petista.No primeiro turno, compareceram 297,1 mil eleitores, 59,4% do total dos aptos no exterior. Dentre esses, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, obteve maioria de votos, 58,79% dos válidos; Fernando Haddad, do PT, ficou em segundo, com 10,10% dos votos válidos.
Fonte: G1