sexta, 26 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
26/10/2018 18h30

Reconhecimento ambiental: São Ludgero será premiado pela segunda vez com o troféu Fritz Müller

Premiação reconhece case de sucesso executado do projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado nas Áreas Urbana e Rural”.
Reconhecimento ambiental: São Ludgero será premiado pela segunda vez com o troféu Fritz Müller
O Município de São Ludgero será premiado no dia 6 de novembro, às 20 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, com o troféu Fritz Müller, diante do case de sucesso executado do projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado nas Áreas Urbana e Rural”. Trata-se da maior premiação ambiental do estado, uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Este ano é a 20ª edição da premiação e o município receberá a premiação na categoria “Tratamento de Efluentes diante do projeto executado ao longo de vários anos, a várias mãos. Na área urbana o 100% de coleta e tratamento de esgoto realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizado no centro da cidade, aconteceu após a cidade ter conseguido a autorização do Ministério Público para ampliar o benefício a determinadas áreas consideradas irregulares, após apresentar uma ação prática de Regularização Fundiária, o Lar Legal. No caso da área rural, através de um Sistema Individual de Tratamento (SIT) estudado e desenvolvido para realidade local pelos técnicos do Escritório Local da Epagri, era necessário forte investimento para alcançar todas as famílias rurais e isso aconteceu nos últimos anos, através da Administração Municipal e Samae. O investimento médio em cada propriedade, com recursos próprios, foi de R$ 1,8 mil por sistema implantado. O passo inicial em relação ao tratamento do esgoto sanitário em São Ludgero foi dado em 1988, quando foi firmado o convênio para elaboração do Projeto de Esgotamento Sanitário entre Funasa e Município, o qual foi entregue no ano de 1990. Assinou o convênio na época o prefeito Danilo Niehues.   Segunda premiação Com premiação deste ano já são duas recebidas por São Ludgero. Em 2016, com o projeto (case) que tratou do reuso da água utilizada na Estação de Tratamento de Água (ETA), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), sistema que praticamente acabou com o desperdício hídrico que vinha acontecendo ao longo dos anos, investimento municipal realizado através do Samae, no valor de R$ 600 mil, que resultou na prática, no aproveitamento médio de 1,2 milhões de litros de água que eram desperdiçados, mensalmente, oriundos da utilização nos tanques de tratamento, resultou também na premiação na mesma categoria “Tratamento de Efluentes”. O prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a premiação é compartilhada com várias pessoas que formaram um Grupo Gestor que se comprometeu nos últimos anos a abraçar a causa. “A felicidade é coletiva, envolve todas as famílias, inúmeras lideranças ao longo dos anos, atuais e ex-gestores, ex-vereadores, diversas entidades. Um projeto iniciado que a atual gestão decidiu abraçar e superar todos os obstáculos por entender que era preciso fazer o dever de casa em relação ao Meio Ambiente e a preservação da água”, declara.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.