Geral
23/10/2018 09h15
Equipe de Tubarão é classificada para o Torneio Nacional de Robótica
Dentre 52 equipes do Estado de Santa Catarina, conseguiu se classificar entre as 6 melhores, avançando para a etapa Nacional.
A equipe AnonymousRob, formada por alunos do Colégio Coração Feliz, com idade entre 12 e 14 anos, representou Tubarão na etapa estadual do torneio de Robótica que aconteceu na cidade de Rio do Sul, entre os dias 17 e 20 de outubro. O torneio, de cunho internacional, é promovido pela ONG americana First Lego League e promovido no Brasil pelo Sesi.
Todo ano, a temporada oficial é lançada no início do mês de agosto quando uma nova temática é apresentada. Neste ano, o torneio contou com a temática “Into Orbit” que levou as equipes a desbravarem problemas relacionados a missões espaciais.
A Equipe do Colégio, que tem 10 alunos e 3 tutores, representou a cidade de Tubarão com um projeto inovador, pesquisado e apoiado por professores da Unisul, professores do Colégio e empresários da região que acreditaram no propósito. Dentre 52 equipes do Estado de Santa Catarina, conseguiu se classificar entre as 6 melhores, avançando para a etapa Nacional, sendo a única equipe do Sul do Estado a conseguir tal classificação.
“A conquista da etapa regional e da vaga para a nacional é fruto de muito trabalho, dedicação e empenho de todos os alunos envolvidos, que por cerca de quatro meses, conseguiram conciliar as atividades escolares e realizar projetos de nível acadêmico. O resultado nos enche de orgulho, pois os alunos terão o desafio de representar o Estado em um evento de nível nacional, ainda sem data definida, mas provavelmente acontecerá em março de 2019”, afirma a direção do Colégio.
O torneio de Robótica é composto por três pilares básicos:
Projeto do robô: Os alunos desenvolvem um robô com peças Lego, programando-o com objetivo de realizar o maior número de missões de forma autônoma em um tabuleiro, no tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos.
Projeto de Pesquisa: Os alunos devem pesquisar problemas relacionados a missões de exploração espacial, eleger um problema e, então, propor uma solução inovadora.
Core Values: O torneio preza muito pela união e pelos valores da equipe. Para a FLL (First Lego League), não basta a equipe ter muito conhecimento e ficar apenas para si, deve compartilhar entre os colegas e valorizar ao máximo o trabalho dos adversários.