quarta, 23 de outubro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
16/10/2018 21h17

Lixo no Centro Histórico: Conscientização é necessária!

Moradores e comerciantes em Laguna continuam depositando lixo na rua, ficando a mercê de cães e andarilhos.
Lixo no Centro Histórico: Conscientização é necessária!

O péssimo hábito de jogar lixo em áreas públicas sempre foi assunto para motivo de muitas críticas. E não é para ser diferente.

Em Laguna, o tema se torna mais complicado durante os finais de semana, principalmente no Centro Histórico - local frequentado por muitos turistas. Após o último horário do caminhão de lixo de sábado, moradores e comerciantes continuam depositando lixo na rua, ficando a mercê de cães e andarilhos.

O poder público tem buscado alternativas para lidar com este problema: A Fundação Irmã Vera, através da frente de trabalho, realiza a manutenção constante das praças e pontos turísticos. De acordo com o presidente Walmor Packer, as equipes passam duas vezes no sábado e duas vezes no domingo. “Na verdade eles acabam juntando o mesmo lixo que já foi recolhido anteriormente”, explica.

O prefeito Mauro Candemil salienta que os cães e andarilhos rasgam os sacos deixados nas calçadas e espalham todo o lixo no chão. “Gostaríamos do interesse coletivo em manter as ruas dos Centro Histórico sempre limpas, principalmente nos finais de semana. Para isso pedimos para que cada morador evite colocar o lixo na calçada após o caminhão que recolhe passar”, frisa. "Isso evita que o lixo se espalhe pelas ruas e mantém o aspecto limpo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
e organizado em nossa cidade. É uma parceria entre poder público e população”, destaca o prefeito.

Conforme a sócio-proprietária da Louber – empresa que faz o recolhimento do lixo -, Itamara Bittencourt Mattos, a coleta nos sábado no Centro Histórico acontece a partir das 12h30. Nos dias de Sábado D, o caminhão passa após as 17h30. “No domingo não tem coleta. De segunda a sexta-feira, o caminhão passa após as 17h30”, salienta.

Para ajudar a manter o Centro Histórico limpo, atenção para algumas dicas:

- Jogue o lixo no máximo uma hora antes da passagem do caminhão. Isso evita que atraia animais.

- Não jogue lixo na rua após a passagem do caminhão. Colocar o lixo na esquina de um dia para outro não funciona. Isso estimula outras pessoas a colocarem lixo na rua e atrai animais.

- Lixo na rua atrai mais lixo. Pessoas de fora se sentem à vontade para jogar lixo onde já está sujo.

- Ações feitas pelos próprios moradores costumam ser respeitadas pelos vizinhos. Ajude a acabar com pontos viciados.

- Entulho é de responsabilidade de quem produz. Descarte este material em locais adequados.

- Mantenha limpas as lixeiras.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia