O escritor Murilo Tadeu Medeiros, membro da Academia Tubaronense de Letras (ACATUL), é finalista do Prêmio Ecos da Literatura 2025 na categoria "Melhor Livro Hot" com a obra Rosa e Seus Amores, publicada pela Editora Viseu. A premiação, uma das mais importantes do país, teve seus finalistas escolhidos por votação popular entre 1º e 28 de fevereiro, com a divulgação oficial ocorrendo no último domingo (9).
Murilo recebeu a notícia nesta segunda-feira (10), por meio de um telefonema de Welligton Budin, um dos organizadores do prêmio. Surpreso, o escritor revelou que, focado na produção de seu novo romance, Traídos e Atraídos, sequer lembrava da inscrição e não chegou a divulgar sua participação para angariar votos. Ele também havia inscrito sua obra na categoria "Melhor Livro de Romance", mas, sem campanha de divulgação, não avançou na disputa.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24 de maio, no auditório do Hotel Dan Inn Planalto, em São Paulo. Para Murilo, ser finalista já é motivo de orgulho, pois o reconhecimento amplia sua visibilidade no meio literário. Ele já recebeu o selo oficial de finalista e poderá utilizá-lo na capa do livro, destacando sua conquista e aumentando as chances de alcançar novos leitores.