O primeiro relatório de balneabilidade com informações atualizadas sobre as praias de Laguna mostra que a Prainha do Farol está imprópria para banhistas. Os dados são desta sexta-feira (7) e foram divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina.
Os balneários do Gi, Cardoso, Mar Grosso, Tereza e Itapirubá seguem avaliados como apropriados para banho. A lagoa de Cabeçuda também continua positiva.
As praias de Laguna, segundo o IMA
Lagoa de Cabeçuda, em frente ao km 313 da BR – própria
Praia da Tereza, no meio da praia – própria
Praia de Itapirubá, 100 metros do costão Sul – própria
Praia do Cardoso, extrema esquerda da praia – própria
Praia do Gi, em frente ao posto guarda-vidas – própria
Praia do Mar Grosso, em frente ao antigo emissário – própria
Prainha do Farol, entrada – imprópria
De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 176 estão próprios para banho, o que representa 73,95%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 60 estão adequados para banho, o que equivale a 68,97%.
As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 24ª edição, Método 9223 B, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.