Sexta, 21 de março de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/03/2025 09h24

(Vídeo) Elefante-marinho descansa em meio a banhistas na Praia do Mar Grosso, em Laguna

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, comportamento é normal. Espécie é a maior da família Phocidae
(Vídeo) Elefante-marinho descansa em meio a banhistas na Praia do Mar Grosso, em Laguna

Um elefante-marinho foi flagrado descansando na areia da Praia do Mar Grosso, em Laguna, um dos destinos mais movimentados do litoral sul catarinense. O animal, que chamou a atenção de moradores e turistas, permaneceu em uma área isolada por fitas para evitar aproximação excessiva.


Veja o vídeo: 
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram

 

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), esse comportamento é natural para a espécie, que costuma fazer pausas prolongadas na areia durante seus deslocamentos. O elefante-marinho foi observado pela primeira vez na segunda-feira (3) e segue sendo monitorado pelos especialistas.

PUBLICIDADE

Características do animal

 

O animal ainda é jovem, o que impossibilitou a identificação do sexo. Os elefantes-marinhos pertencem à família Phocidae e são conhecidos por seu porte imponente. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os machos podem atingir 5,8 metros de comprimento e pesar até 3,7 toneladas, enquanto as fêmeas costumam medir cerca de 2,6 metros e pesar entre 350 e 600 quilos.

 

Por estar saudável, a equipe do PMP-BS optou por não realizar medições nem intervenções diretas.

PUBLICIDADE

Monitoramento e orientações

 

O projeto de monitoramento, executado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na região, conta com o apoio dos guarda-vidas para manter o isolamento do local. Os especialistas alertam que interações humanas podem estressar o animal e, por isso, reforçam a recomendação de manter distância.

 

Caso alguém aviste um elefante-marinho na praia, deve acionar os órgãos responsáveis pelos telefones 0800 642 3341 ou (48) 99116-0264.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.