O vídeo que gravou o prefeito Carlinhos Schiessl (MDB), de Bela Vista do Toldo (SC), ameaçando um policial militar durante abordagem de trânsito, também fez outros flagrantes. Nele, o político também aparece pedindo ao militar para liberar o condutor somente com uma multa, sem guinchar o veículo.
"Vamos amenizar a situação para ficar bom para todo mundo. Guinchar não!", diz o prefeito (assista acima). Ao perceber que o militar vai seguir com o procedimento, Schiessl questiona se ele tem certeza do que está fazendo e acrescenta: "Você quer guerra comigo?". As imagens foram feitas no domingo (2).
O prefeito é padrinho do motorista abordado, conforme as imagens. No vídeo, o condutor responde ao policial, quando questionado, que é afilhado do gestor público.
A Polícia Civil disse que vai pedir autorização do Tribunal de Justiça para investigar o caso, já que o prefeito tem foro privilegiado, e diz que há indícios de ameaça, abuso de autoridade e concussão/corrupção passiva.
Em nota, o 3º Batalhão da Polícia Militar reforçou apoio a equipe policial:
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em relação aos eventos ocorridos durante a abordagem policial em Bela Vista do Toldo-SC no último dia 2, assevera que:
1. após a análise das informações preliminares devidamente registradas nos documentos pertinentes, bem como os relatos dos Policiais Militares envolvidos no atendimento, reforça seu total apoio às equipes policiais;
2. destaque-se que a abordagem e a condução de todo o procedimento foram realizadas em conformidade com a legislação vigente, além de estar de acordo com os manuais operacionais da corporação.
A PMSC, por fim, frisa seu compromisso na preservação da ordem pública, visando, principalmente, a proteção de todos.