O papa Francisco apresentou um quadro estável nesta terça-feira (4) e não registrou novos episódios de insuficiência respiratória, conforme comunicado oficial do Vaticano. O pontífice, que enfrenta uma pneumonia dupla, segue internado em um hospital de Roma.
De acordo com o boletim, Francisco não teve febre e permaneceu alerta, cooperando com o tratamento, que inclui fisioterapia respiratória. Durante a noite, ele será submetido a ventilação mecânica não invasiva, conforme previsto pelos médicos.
Na segunda-feira (3), o estado de saúde do papa se agravou com dois episódios de insuficiência respiratória aguda, o que exigiu suporte para respiração, mas sem necessidade de intubação. Nos dias anteriores, ele não havia apresentado complicações semelhantes.
Internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, o líder da Igreja Católica teve seu quadro agravado após um surto de bronquite evoluir para pneumonia. Esta é sua internação mais longa desde o início do papado, em 2013. O Vaticano ainda não informou a previsão para a alta hospitalar.