O mês de março iniciou com características típicas de transição entre o verão e o outono, mas a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que os primeiros dias serão marcados por calor intenso e chuvas concentradas em grande parte do Brasil. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os termômetros podem chegar a 40°C, segundo o Climatempo.
Além do Rio Grande do Sul, a onda de calor deve atingir outros 12 estados, incluindo Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em algumas regiões do país, as temperaturas podem ficar entre 3°C e 5°C acima da média histórica para o mês, especialmente no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
No Sul do Brasil, embora o calor predomine, a chegada oficial do outono em 20 de março pode trazer uma leve queda nas temperaturas no final do mês. Em relação à chuva, o Inmet prevê volumes próximos ou abaixo da média na maior parte da região, com exceção de pontos isolados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde os acumulados podem chegar a 130 milímetros.