As altas temperaturas registradas nos últimos dias na região sul e em vários estados do Brasil, têm causado uma série de desconfortos ou problemas de saúde à população, como a hipertermia por insolação. Quadro de esgotamento do organismo causado pelo excesso de calor e exposição ao sol, em que a temperatura corporal pode ultrapassar os 40 graus.
“Com o forte calor, ocorre a perda acelerada de água, sais minerais e nutrientes que são fundamentais para o equilíbrio do nosso organismo, elevando a temperatura do corpo. Essa situação, quando não evitada, pode causar sintomas, por vezes, graves, com risco de comprometer órgãos vitais, como os rins, cérebro e etc., além de levar a pessoa ao coma e até a morte. Casos de insolação precisam ser avaliados por um médico”, alerta o clínico do Complexo Médico Provida, Dr. Lawrence de Luca Dias.
Nos estágios iniciais, os sintomas de insolação podem ser de tontura, dor de cabeça, náuseas, pulso acelerado, pele quente e seca, confusão mental e visual, temperatura corporal elevado e outros.
“Quando a insolação é mais forte, algumas manifestações evoluem rapidamente para complicações sérias, como: dificuldade para respirar, desmaios, fraqueza muscular, temperatura muito alta, convulsão, palidez, coma e óbito”, destaca.
Para evitar a insolação, a orientação médica é se hidratar bastante, evitar exposição prolongada ao sol, especialmente no horário, das 10 às 16 horas, usar roupas leves, chapéu e protetor solar. Não praticar atividades físicas no calor, consumir alimentos leves e não permanecer em locais fechados e abafados.
Como agir em casos de insolação:
- Primeiramente, retirar a pessoa do sol ou do local fechado e abafado, de preferência leva-la para um lugar com boa ventilação.
- Ofertar água fria ou suco, reduzir o máximo de vestimentas, manter a cabeça elevada.
- Para auxiliar na diminuição da temperatura corporal, recomenda-se aplicar compressas de água fria na testa, axilas, pescoço e virilha. Um banho frio também pode ajudar a refrescar o corpo.
- Caso a pessoa não apresente melhora ou dependendo do quadro, levar diretamente para uma unidade de saúde para hidratação venosa e se necessário, para realização de exames.