O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, conhecido como Neguinho, por crimes como organização criminosa, fraude em licitações e corrupção passiva. Além dele, um secretário, cinco servidores, empresários e funcionários também foram acusados de envolvimento no esquema.
A investigação apontou irregularidades em três processos licitatórios para a contratação de uma empresa responsável pela fabricação e instalação de estrutura metálica no ginásio anexo à Escola do Bairro Santa Líbera. Segundo o MPSC, os editais teriam sido manipulados para favorecer determinadas empresas.
A Operação Maktub teve três fases, resultando em prisões, afastamentos de cargos públicos e busca e apreensão em diversas cidades da região. Na terceira fase, além da prisão de um empresário e novos afastamentos, a Justiça determinou o sequestro de R$ 1,7 milhão em bens e valores. O prefeito de Forquilhinha chegou a ser afastado por 28 dias, mas retornou ao cargo após decisão judicial.