Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), indica que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 50% ou mais nos oito estados analisados. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o índice ultrapassa 60%. Além disso, a aprovação ao governo caiu mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, onde Lula venceu nas eleições de 2022. Pela primeira vez, a reprovação superou a aprovação nesses dois estados.
O levantamento, contratado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, ouvindo 6.630 eleitores com 16 anos ou mais nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro varia de 3 pontos percentuais na maioria dos estados, exceto em São Paulo, onde é de 2 pontos.
É a primeira vez que a Quaest inclui Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em suas pesquisas sobre a avaliação do governo Lula.
Números por estado:
Popularidade em queda
A queda na aprovação de Lula já havia sido registrada em janeiro, quando uma pesquisa nacional da Quaest indicou que, pela primeira vez, a desaprovação ao presidente superou numericamente a aprovação.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a queda de popularidade está ligada à percepção dos eleitores sobre a condução da economia e ao não cumprimento das promessas de campanha.
"Mais do que gerar esperança, o atual governo tem produzido frustração na população. O percentual de eleitores que acreditam que Lula não cumpre suas promessas chegou ao maior patamar desde o início do mandato, atingindo 65%", afirmou Nunes.