Vinte e nove aves silvestres ganharam uma nova chance de viver em liberdade. Após passarem por um processo de reabilitação no Centro de Pesquisas e Triagem de Animais Silvestres (Ceptas) da UniSul, elas foram soltas nesta segunda-feira (24) em um parque estadual do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Veja o vídeo da soltura:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
A ação, acompanhada por pesquisadores, estudantes e profissionais da área, incluiu a reintrodução de espécies essenciais para o equilíbrio ecológico, como trinca-ferros, coleiros, tagarás, saíra-de-sete-cores e azulões. “Cada soltura representa um passo importante para a preservação das nossas florestas. Essas aves desempenham papéis fundamentais na regeneração da vegetação e na manutenção da biodiversidade”, destacou Rodrigo Ávila Mendonça, coordenador do Ceptas.
O impacto ambiental da reintrodução
Além de devolver os animais ao seu habitat natural, a iniciativa reforça a importância das aves para o ecossistema. A saíra-de-sete-cores, por exemplo, é considerada um bioindicador da qualidade ambiental, já que depende de áreas preservadas para sobreviver. O trinca-ferro e o coleiro atuam na dispersão de sementes, auxiliando na regeneração da flora, enquanto o azulão e o tagará ajudam no controle de insetos, contribuindo para o equilíbrio da fauna local.
A soltura das aves é o resultado de um trabalho contínuo de resgate, tratamento e reabilitação realizado pelo Ceptas, que conta com o apoio de veterinários, estudantes e pesquisadores. “Cada animal devolvido à natureza representa o esforço coletivo de diversas pessoas que se dedicam à conservação da vida silvestre”, acrescentou Mendonça.
Ceptas já realizou mais de 900 atendimentos
Desde sua criação em 2022, o Ceptas tem atuado no resgate e reabilitação da fauna silvestre em parceria com órgãos ambientais e forças de segurança. Somente em 2024, a equipe atendeu 911 animais, incluindo 655 aves, 235 mamíferos, 20 répteis e um anfíbio.
O centro, localizado no campus da UniSul em Tubarão, recebe animais de 45 municípios e trabalha em parceria com o IMA, a Polícia Ambiental e instituições municipais. Em casos de animais silvestres encontrados na região, a recomendação é acionar a Polícia Ambiental de Laguna pelo telefone (48) 3621-1111. Para ocorrências envolvendo animais peçonhentos, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.