A Prefeitura de Tubarão estuda medidas judiciais para garantir a solução dos problemas estruturais identificados no deck da rua Lauro Müller, no Centro. O prefeito Estêner Soratto abordou a questão durante o anúncio da reforma administrativa do município nesta segunda-feira (24), destacando que a gestão municipal seguirá com a cobrança da empresa responsável pela obra, podendo recorrer à Justiça caso necessário.
"Vamos seguir com a cobrança, se necessário de maneira judicial", afirmou Soratto, ressaltando a responsabilidade da empresa contratada na execução do projeto. "Não podemos aceitar que uma obra tão recente já apresente esses problemas. Vamos buscar todos os meios para que a empresa cumpra com suas obrigações."
A interdição do deck foi solicitada no início de janeiro pelo prefeito e pelo vice-prefeito Denis Matiola, após uma avaliação inicial apontar avarias nas madeiras utilizadas no revestimento. O contrato prevê que a empresa deve oferecer garantia total dos serviços por um período mínimo de três anos, incluindo a substituição dos materiais que não atenderem às especificações técnicas.
De acordo com Soratto, foi constatado que as madeiras utilizadas não passaram por tratamento adequado, embora fossem de lei. A empresa contratada alegou que o problema ocorreu devido ao acúmulo de cimento e areia sobre as estruturas durante a reestruturação do Casarão da beira-rio.
Diante do impasse, a Prefeitura estuda uma medida cautelar com produção antecipada de provas para viabilizar a solução do problema. "A madeira não é tratada, é uma madeira de lei, mas de má qualidade. A pontinha da tora não foi tratada e foi feito um teste", explicou o prefeito. "Nós notificamos a empresa e estamos esperando que a situação seja corrigida, mas, se for necessário, tomaremos providências legais", ressaltou.
Com 121,5 metros de comprimento e seis metros de largura, o deck conecta as praças Centenário e Orlando Francalacci pela beira-rio, representando uma importante intervenção na paisagem urbana de Tubarão. A Prefeitura reforça que seguirá acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias para a segurança dos munícipes e a qualidade da obra.