O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) citou as acusações contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao comentar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Durante uma transmissão ao vivo ao lado do economista Paulo Renato de Oliveira Figueiredo, ele citou o caso chamando-o de “Disneyland coup d’état” (ou “golpe de Estado da Disneylândia”, em tradução livre).
Assista:
Eduardo argumentou que não faz sentido a acusação de que seu pai teria planejado um golpe após deixar o cargo e ironizou a narrativa das investigações. “Pelo amor de Deus, eu não sei nem por onde começar porque não dá para levar muito a sério essa questão de golpe”, afirmou.
A denúncia da PGR, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, envolve 34 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro, acusadas de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, entre outros crimes.
A defesa do ex-presidente criticou a denúncia, classificando-a como "inepta" e baseada em uma única delação premiada, a do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O processo agora segue para análise do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá sobre o andamento do caso.