Sexta, 21 de março de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
19/02/2025 09h30

Juíza de SC que tentou impedir aborto legal de criança vítima de estupro recebe pena de censura

Além de tentar convencer menina a continuar com gestação, juíza a manteve em um abrigo, o que tardou procedimento
Juíza de SC que tentou impedir aborto legal de criança vítima de estupro recebe pena de censura

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou pena de censura à juíza Joana Ribeiro, que em 2022 tentou impedir o aborto legal de uma menina de 11 anos, vítima de estupro, em Santa Catarina. A decisão foi tomada de forma unânime na sessão de terça-feira (18).

PUBLICIDADE

O caso ganhou repercussão nacional quando a família da criança recorreu à Justiça para garantir o direito ao procedimento, previsto na legislação brasileira. Segundo o CNJ, além de tentar persuadir a vítima a manter a gestação, a magistrada determinou que a menina fosse mantida em um abrigo, atrasando o aborto.

 

De acordo com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional, juízes que recebem pena de censura ficam impedidos de concorrer a promoções por merecimento durante um ano.

 

A polêmica veio à tona por meio de reportagens dos portais Catarinas e The Intercept, que divulgaram trechos da audiência em que a juíza sugeriu que a criança suportasse a gestação por mais algumas semanas para aumentar a sobrevida do feto. Em um dos momentos mais marcantes, Joana Ribeiro questionou: “Suportaria ficar mais um pouquinho?”.

PUBLICIDADE

Na sessão do CNJ, a defesa da magistrada argumentou que não houve abuso de poder e classificou a exposição midiática do caso como desproporcional. Já o relator Luiz Bandeira de Mello destacou que, apesar da experiência da juíza na área, seus valores pessoais interferiram na condução do processo, em detrimento dos direitos da vítima.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.