A segunda-feira (17) promete ser ainda mais quente que o domingo (16), com termômetros alcançando entre 35°C e 37°C no Oeste, e se aproximando dos 40°C no Litoral Norte, resultado da terceira onda de calor do ano em Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado destaca o risco de desidratação, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Ao longo do dia, a instabilidade vai aumentar, especialmente entre a tarde e a noite, com a chegada de uma frente fria. O Planalto Sul, o Litoral Sul e a Grande Florianópolis podem registrar chuvas fortes e temporais isolados, com possibilidade de alagamentos e enxurradas. O risco é moderado a alto.
Em cidades como Meleiro, o índice de calor chegou a impressionantes 57°C, tornando a tarde insuportável para os cerca de sete mil habitantes. Para enfrentar o calor extremo, o governo estadual emitiu recomendações, como vestir roupas leves e claras, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, manter-se hidratado e evitar deixar crianças ou animais sozinhos em carros.
A previsão para terça-feira (18) é de tempo instável, com chuva predominando no Oeste e Planalto Sul, e o Litoral e Norte tendo períodos de sol intercalados com temporais isolados. As temperaturas não devem ultrapassar os 25°C em grande parte do Estado, exceto na região litorânea, onde o termômetro pode variar entre 26°C e 30°C. O risco de alagamentos continua moderado.
O calor intenso deve ceder um pouco no meio da semana, mas a instabilidade e os temporais permanecerão em Santa Catarina até quinta-feira (20), com máximas não superiores a 30°C na maioria das áreas.