Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter afirmado em agenda no Amapá que comeu ovos de ema do Palácio da Alvorada, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) afirmou que protocolou representação contra o mandatário na Procuradoria Geral da República por suposto crime ambiental nesta sexta-feira, 14.
A declaração de Lula foi feita durante um evento nesta nesta quinta-feira, 13, onde também falou que estava consumindo ovos de pata e que tinha interesse em provar ovos de jabuti. Na ocasião, ele citou ter checado a possibilidade de comer os ovos de ema e que afirmou que teria permissão.
De acordo com a representação do deputado, o artigo 29 da lei 9.605 de 1998, que regula os crimes ambientais, estabelece pena de multa e detenção para quem utiliza ovos de fauna silvestre sem autorização.
“Eu estou comendo agora ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse Lula.
A criação das emas no Palácio do Planalto é antiga e tem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis).