Quarta, 19 de março de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
13/02/2025 23h40

MPF pede absolvição de professores da UFSC acusados na Operação Ouvidos Moucos

Irmão do reitor que morreu na época do caso fala sobre os novos desdobramentos
MPF pede absolvição de professores da UFSC acusados na Operação Ouvidos Moucos

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a absolvição dos professores Márcio Santos e Sônia Maria Silva Correa Souza Cruz, do curso de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), investigados na Operação Ouvidos Moucos. A operação, deflagrada em 2017, apurava suspeitas de fraude em licitação e desvio de recursos na instituição, caso que levou ao afastamento do então reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que tirou a própria vida no mesmo ano.

O irmão do reitor que morreu na época do caso falou ao HC Notícias sobre as novas notícias sobre o acontecido: “Depois de sete anos de aflição e sofrimento, a nossa família recebeu com alegria a notícia da inocência dos professores da UFSC acusados na Operação Ouvidos Moucos. O nosso irmão, Luiz Carlos Cancellier, foi injustamente acusado, sofreu e teve sua reputação destruída. Agora, a própria Justiça reconhece que ele e os demais foram acusados sem provas. A vida de Cancellier não será recuperada, mas este grande erro está sendo reparado”, comentou Julio Cancellier.

PUBLICIDADE

De acordo com o parecer do procurador da República André Stefani Bertuol, não há provas que sustentem as acusações contra os docentes. O documento, publicado em 31 de janeiro deste ano e encaminhado à 1ª Vara Federal de Florianópolis, aponta que testemunhos e interrogatórios afastaram as imputações contra os professores, demonstrando que eles "não concorreram para os crimes descritos na denúncia". Apesar da recomendação de absolvição para Márcio e Sônia, o MPF manteve o pedido de condenação de outros quatro réus, entre eles servidoras da UFSC e empresários, sob acusação de formar uma organização criminosa para superfaturamento de contratos.

PUBLICIDADE

A Operação Ouvidos Moucos investigava um esquema de desvio de cerca de R$ 80 milhões por meio de fraudes em licitações para contratação de serviços na UFSC. O reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo chegou a ser preso preventivamente e afastado, e sua morte causou ampla repercussão. Em 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu a inocência do ex-reitor e arquivou o processo contra ele. Agora, com a manifestação do MPF, os professores também podem ser oficialmente inocentados.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.