A Praia do Mar Grosso, em Laguna, é bem conhecida na nossa região e se torna um ponto de encontro no verão. Porém, ao olhar para o horizonte, seja de lá ou da Praia do Gi, podemos avistar uma pequena ilha isolada, distante no fundo. Aquela é a Ilha dos Lobos, um local que poucos conhecem de perto, mas que tem muito a oferecer. Vamos embarcar nessa jornada e descobrir o que há por lá.
Assista ao vídeo:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
Nossa aventura começa em Tubarão, mais precisamente no Clube Tubaronense de Pesca e Esportes Náuticos. A equipe se prepara para o embarque, ajustando os coletes salva-vidas e carregando o equipamento no barco. A bordo, estão o repórter Gean Zanelato, o controlador de drone Gabriel Heidemann, e o piloto Jailson de Medeiros, que recentemente ganhou destaque ao pescar um marlin de 150 quilos. Com tudo pronto, seguimos em direção à ilha.
Enquanto navegamos pelas águas turvas do Rio Tubarão, a paisagem revela uma nova perspectiva. Sob o calor escaldante, famílias de capivaras buscam abrigo nas margens, enquanto a rodovia Ageu Medeiros surge ao longe, com a cidade de Tubarão lentamente ficando para trás. À medida que as águas amareladas vão se dissipando, somos recebidos pela vastidão da Lagoa de Santo Antônio dos Anjos e o mar aberto. A velocidade do barco diminui, pois nos preparamos para enfrentar a travessia pela barra. De repente, o mar calmo se transforma em ondas agitadas, que testam nossa resistência com a fúria de suas investidas.
Chegando à Ilha dos Lobos, é como se uma montanha surgisse das profundezas do Oceano Atlântico. A ilha é um território da União, administrado e protegido pela Marinha do Brasil. O acesso a ela depende de autorização militar, e o HC recebeu permissão especial para gravar. O nome da ilha é uma referência aos lobos-marinhos que habitam as águas ao redor, sempre presentes, nadando e “recepcionando” os visitantes.
Com uma vegetação mínima, a ilha está localizada a cerca de três milhas náuticas da Praia do Mar Grosso, o que equivale a aproximadamente 5,5 km. A Ilha dos Lobos tem 50 metros de altura, é formada por rochas e é um local procurado por pescadores amadores e profissionais em busca de peixes como robalos e garoupas.
A ilha também abriga uma construção histórica: um pequeno farol, com 6 metros de altura, que auxilia embarcações a caminho do Rio Grande do Sul e da Argentina. Seu lampejo branco pode ser visto até 20 km de distância à noite. Iniciado em 1936, o farol permanece em operação até hoje, embora não haja permanência de pessoal na ilha, já que a Marinha restringe as visitas para atividades de manutenção.
Além de ser um viveiro natural do marisco-da-pedra, a Ilha dos Lobos possui regras de preservação. Até o dia 1º de setembro, a captura desses mariscos é permitida dentro das normas estabelecidas, mas a pesca subaquática com aparelhos de respiração artificial é proibida pela norma do Ibama.
Da Ilha dos Lobos, também é possível avistar outras ilhas da região, como a Ilha das Araras, na costa de Itapirubá, e a Ilha Tacami, conhecida como o “Monte dos Golfinhos”, em Imbituba. Sobre a Ilha Tacami, você pode conferir mais detalhes em uma reportagem especial do HC, disponível no portal de notícias e nas bancas.
E aí, quer mais visitas guiadas do HC? Deixe seu comentário com sugestões de próximos destinos! Curta e continue acompanhando as reportagens em Reels no Portal HC.