Os fortes temporais que atingiram Florianópolis nos dias 16 e 17 de janeiro ainda deixam marcas na cidade, mesmo após três semanas. Durante esse período, a capital catarinense registrou mais de 375,6 mm de chuva em 48 horas, o que causou sérios danos a mais de 140 ruas e 65 pontos críticos, com muros de contenção e áreas afetadas por deslizamentos.
Diversos bairros, como o Centro, João Paulo, Sambaqui, Rio Vermelho e Santo Antônio de Lisboa, foram severamente impactados. No Santo Antônio de Lisboa, por exemplo, uma cratera se abriu no Caminho dos Açores, engolindo um carro, mas felizmente o motorista não sofreu ferimentos graves. A prefeitura está dando prioridade à recuperação de áreas mais afetadas, como a subida do Morro do Céu, que teve danos na drenagem da rede de esgoto, e a reconstrução de muros nas ruas João Carvalho e no alto da Caieira, pontos importantes para a mobilidade local.
Além disso, as equipes de infraestrutura estão atuando em frentes de asfalto, lajotas, drenagem e contenções. O secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, destaca a importância de paciência e compreensão da população enquanto os trabalhos seguem. Ele assegura que as áreas mais críticas da cidade estão recebendo o foco necessário para garantir a recuperação da capital catarinense.
Foto: Lucas Amorelli / Goorgle Street View.