Palhoça, cidade praiana turística com a sétima maior população de Santa Catarina, decretou emergência após a proliferação de carrapatos na região do Lago da Pedra Branca. A situação ocorre por conta do aumento das capivaras no local.
Segundo o município, localizado na Grande Florianópolis, as capivaras são um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa brasileira. O decreto foi assinado na sexta-feira (31) e autoriza a mobilização de diferentes órgãos para buscar uma solução.
"Esse animal está relacionado com a transmissão da febre maculosa, uma doença que provoca febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e pode até mesmo levar ao óbito, caso o tratamento não seja iniciado rapidamente", disse a prefeitura.
O lago é local de passeio e eventos, e é frequentado por famílias e animais de estimação da cidade e municípios próximos. A localização é estratégica, ficando perto de bares, restaurantes e uma universidade.
O município também relatou que as fezes das capivaras estão deixando o lago verde e sem oxigênio, sobrecarregando os dispositivos de aeração - que é a renovação do ar de um ambiente. Com isso, já houve registro de peixes mortos.