Um cardume de raias do gênero Rhinoptera, conhecidas como raias-ticonha, foi registrado em vídeo nadando entre barcos na praia de Canto Grande, em Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. O flagrante ocorreu na tarde do último sábado (1º), revelando dezenas de exemplares dessa espécie considerada ameaçada de extinção.
Assista:
De acordo com a bióloga Ingrid Hyrycena, coordenadora do projeto Iconic Oceans no Brasil, o comportamento é comum na região, especialmente porque esses animais se aproximam da costa em busca de alimento. "Elas forrageiam em águas rasas, onde encontram pequenos crustáceos, moluscos e até peixes", explicou. O termo "forrageamento" refere-se justamente à busca por alimento.
Embora sejam difíceis de distinguir visualmente, há duas espécies de raias-ticonha no Brasil. "A diferença só pode ser identificada pela contagem das placas dentárias, já que, externamente, são praticamente idênticas", acrescentou Ingrid. Ambas as espécies podem ser vistas nadando juntas, como observado em Bombinhas.
As raias possuem um ferrão na cauda, usado apenas em situações extremas, já que sua regeneração é lenta e, sem ele, o animal fica vulnerável. "Elas não têm comportamento agressivo e o instinto primário é sempre fugir de possíveis ameaças", destacou a bióloga.
Vídeo: Iuri Sena.