O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá cobrar tarifas da Colômbia depois que o país se negou a receber dois aviões militares norte-americanos contendo imigrantes ilegais deportados após a ordem do novo presidente dos EUA.
Após o anúncio de Trump da deportação de imigrantes ilegais de vários países, os EUA enviaram dois aviões com imigrantes ilegais para a Colômbia. O presidente do país sul-americano, Gustavo Petro, se recusou a aceitar a entrada dos aviões no país.
Em resposta, Trump afirmou que a decisão de Petro colocou em risco a segurança nacional dos Estados Unidos e anunciou que o país norte-americano aplicará tarifas emergenciais de 25% sobre os produtos colombianos que entram no país – e que em uma semana a taxa passará para 50%.
O presidente dos EUA ainda falou que irá impor sanções a vistos de oficiais do governo colombiano, seus aliados, apoiadores, membros de partido e até familiares. Além disso, todos os colombianos que entrarem em solo norte-americano deverão passar por inspeções mais rigorosas.