Nesta sexta-feira (24), as equipes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão iniciaram uma vistoria minuciosa nas mais de 30 comportas do Rio Tubarão. A ação começou após a realização de uma limpeza essencial para permitir o acesso às estruturas, especialmente na Margem Esquerda, região com bairros mais vulneráveis a alagamentos durante períodos de cheias.
Entre os locais inspecionados estão bairros como o Dehon, nas proximidades da rodoviária, e outras áreas críticas, como Revoredo, Ponte Dilney Chaves Cabral, Ponte Nereu Ramos, antiga sede da Telesc e a extinta Secretaria de Desenvolvimento Regional. Este último abriga o principal canal de macrodrenagem do bairro.
De acordo com o secretário Rafael Marques, as vistorias verificam se as comportas estão operando adequadamente e inspecionam o entorno para identificar obstáculos, como árvores e galhos, que possam comprometer sua eficiência. “O trabalho é fundamental para prevenir que as águas do rio entrem no sistema de drenagem durante chuvas intensas, evitando alagamentos internos,” afirmou.
A Secretaria de Agricultura e Interior também participou da operação, auxiliando o acesso a áreas de difícil alcance. Os trabalhos continuam na próxima semana, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento das comportas e a segurança dos moradores.