Com o calor nos últimos dias, têm se especulado sobre um aumento de casos de virose em Tubarão, uma ocorrência comum no verão, pois as altas temperaturas e a aglomeração de pessoas contribuem para a proliferação de vírus. Dentre as viroses mais comuns na estação, estão as causadas pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. Mas será que esse índice aumentou mesmo na região?
De acordo com o secretário de saúde de Tubarão, Otávio Losso Piva, não há evidências de um aumento significativo de casos de virose em Tubarão. Em vez disso, os dados da vigilância epidemiológica do município apontam para um aumento nos registros de diarreia. "Semanalmente realizamos relatório para o estado referente à DDA, que é doença diarreica aguda. Pelos registros são casos isolados, não caracterizando virose", explicou Piva.
Esses registros são encaminhados a Vigilância Epidemiológica pelas unidades de saúde e Policlínica. "Os serviços de saúde preenchem uma planilha contendo as iniciais do nome do paciente e qual o tratamento indicado conforme o relato do paciente com relação às características da diarreia e exame físico. Por isso sabemos essa diferença", salientou o secretário.
Confira os dados:
Em 2024, o número de casos de diarreia se manteve estável boa parte do tempo, mas isso mudou em outubro. "Se você olhar para os números, verá que em outubro do ano passado, tivemos 236 casos, sendo o mês com maior índice em todo 2024. Em novembro foram 176, em dezembro foram 115 e em janeiro foram 126", ressaltou o secretário.