Sexta, 28 de março de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
22/01/2025 16h00

CFM pede que Anvisa proíba uso de PMMA como preenchimento

PMMA é uma sigla para polimetilmetacrilato, um componente plástico com diversas utilizações na área de saúde e em outros setores produtivos
CFM pede que Anvisa proíba uso de PMMA como preenchimento

O Conselho Federal de Medicina (CFM) pediu à Anvisa a proibição da substância PMMA em procedimentos. A substância se popularizou como preenchedor, mas tem provocado reações fortes e até morte de pacientes. Para a autarquia, "o país vive um grave problema de saúde pública com o uso indiscriminado do PMMA para fins estéticos, inclusive por não médicos".

 

PMMA é uma sigla para polimetilmetacrilato, um componente plástico com diversas utilizações na área de saúde e em outros setores produtivos. Ou seja, é uma matéria-prima com vários tipos de aplicações que vão variar de acordo com as formas de seu processamento e desenvolvimento.

 

O documento entregue pelo CFM traz posicionamentos de sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em 2024, inclusive, a SBCP reforçou que o uso de PMMA para fins estéticos e reparadores não era recomendado e pediu o banimento do material pela Anvisa.

PUBLICIDADE

No Brasil, a Anvisa exige registro para uso do PMMA para preenchimento subcutâneo, pois é uma substância considerada de máximo risco. A substância só pode ser usada em duas situações, por profissionais treinados e habilitados:

  • Correção de lipodistrofia (alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo) provocada pelo uso de antirretrovirais em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
  • Correção volumétrica facial e corporal, que é uma forma de tratar alterações, como irregularidades e depressões no corpo, fazendo o preenchimento em áreas afetadas por meio de bioplastia.

 

PUBLICIDADE

A Anvisa informou que recebeu o documento do CFM e que vai analisar as informações.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.