Seis residências construídas em áreas proibidas, incluindo dunas e Áreas de Preservação Permanente (APPs), foram demolidas em Balneário Rincão, zona Sul do município. A operação foi realizada por uma força-tarefa envolvendo a Polícia Militar (PM), a Prefeitura de Balneário Rincão e a Polícia Civil, como parte de um esforço para frear o crescimento desordenado na região.
A iniciativa é resultado de um levantamento realizado pela PM em 2024, que apontou graves impactos causados por ocupações irregulares, como acúmulo de lixo, ligações clandestinas de energia e água, além de problemas de segurança, saneamento e infraestrutura. Durante a fiscalização, as autoridades identificaram pontos críticos que comprometem o equilíbrio ambiental e a salubridade pública.
A Polícia Militar reforçou que continuará monitorando áreas já identificadas e promoverá novas ações de fiscalização e combate a ocupações irregulares nos próximos meses. Além disso, a população foi orientada a não adquirir terrenos em áreas não regularizadas e a denunciar construções clandestinas.