A Câmara de Vereadores de Lages, município localizado na Serra Catarinense, aprovou uma lei que estende o vale-alimentação aos agentes políticos da Casa Legislativa.
A proposta foi sancionada pelo ex-prefeito Antônio Ceron em 20 de dezembro de 2024 e publicada no dia 27 do mesmo mês, estabelecendo o valor de R$1.574,00 do benefício a partir de janeiro de 2025.
No dia 31 de dezembro, em suas últimas horas como presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Aldori Freitas e os demais membros da mesa diretora, aprovaram o valor para si mesmos.
Segundo o atual presidente da Câmara, Maurício Batalha, o vale-alimentação já era um direito dos funcionários da Câmara, mas com um valor inferior, de R$957,00. A nova legislação apenas ampliou o benefício para incluir os vereadores. Em entrevista a uma rádio local, o presidente destacou que, apesar da aprovação, o tema pode ser revisitado no Legislativo:
“Essa é uma questão ética. Vocês me conhecem. Tivemos 16 vereadores com legitimidade e todo o direito de apresentar e votar projetos até 31 de dezembro. A partir de 1º de janeiro, assumi como presidente e pretendo dialogar com respeito às decisões tomadas e ao que for necessário debater no futuro”.