O governo sírio caiu após uma ofensiva relâmpago dos rebeldes à capital, Damasco, durante a madrugada deste domingo (8). O fim dos 50 anos de governo da família Assad foi anunciado na televisão estatal síria, que transmitiu uma declaração onde um grupo afirma que o presidente Bashar Assad foi deposto.
Forças rebeldes entraram na capital da Síria, Damasco. O ataque inicial foi liderado pelo grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) — que tem uma longa história no conflito sírio. O HTS é designado como uma organização terrorista pela ONU, EUA, Turquia e outros países.
Assad conseguiu fugir do país através do Aeroporto Internacional de Damasco para um local não divulgado antes dos insurgentes entrarem na capital e das forças de segurança nacional abandonarem o terminal aéreo.
A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, citando dois altos oficiais do exército sírio. Dados do site Flightradar mostram que um avião da Syrian Air decolou de Damasco no mesmo momento em que a capital foi tomada pelos rebeldes.
A aeronave seguiu inicialmente para a região costeira da Síria, reduto da seita alauíta de Assad, mas realizou uma curva abrupta e voou na direção oposta antes de desaparecer do mapa. A Reuters não conseguiu confirmar quem estava a bordo do voo, mas a operação coincidiu com o aumento das tensões em Damasco.
Enquanto isso, os rebeldes consolidaram o controle sobre a cidade-chave de Homs, após apenas um dia de combates. A conquista representou um golpe devastador para o governo de Assad, que já enfrentava um cenário crítico após 24 anos de poder.