MARTELO BATIDO
O odontólogo Otávio Piva, do PL, “o Toko” para os mais próximos, consolidou como Secretário da Saúde de Tubarão. O convite foi feito e aceito. Já o anúncio deverá ser divulgado pelo prefeito eleito Soratto e Denis Matiola na próxima semana. Piva é dedicado à área da saúde, e deve fazer um bom trabalho com pessoas ao seu lado comprometidas. Sabe também que a secretaria da saúde é uma das áreas mais importantes para a população e para o governo. Desejamos ao novo secretário sabedoria e que faça um ótimo trabalho. Boa escolha, com certeza.
DUAS RENÚNCIAS
Duas renúncias nessa legislatura da nossa Câmara de vereadores durante esse mandato. O primeiro, com motivo justo, por questões de projetos pessoais do ex-vereador Thiago Zaboti, que renunciou e continua no seu propósito religioso. Com esse gesto, o vereador Erivelton Fileti se efetivou até o fim do mandato. Tudo isso para explicar e comparar a renúncia de um e seu propósito. A outra renúncia que aconteceu dia 02 deste mês, por questões e motivos bem diferentes, foi da vereadora Lu Tokarski.
A RENÚNCIA DA VEREADORA
A renúncia da vereadora Luciane Tokarski na última sessão do legislativo foi de cunho pessoal, nada mais além disso. Luciane renunciou para não participar da votação da indicação do seu marido para ocupar um cargo na AGR. Para ocupar esse cargo, o marido da vereadora precisava passar por uma sabatina pelos vereadores, o que passou batido. Apenas uma votação de costume e teve um voto contrário à indicação do vereador Tessmann do PL.
NOVO PAPEL
Conhecido por sua postura de oposicionista áspero e detalhista, o vereador José Luiz Tancredo (MDB) está mostrando uma nova faceta nesse final de mandato. Foi talvez o mais entusiasmado defensor do projeto de lei que aumentou em mais de 30% o salário dos secretários da próxima gestão. Nem mesmo o trâmite em regime de urgência lhe tirou a disposição. Cena parecida se repetiu na indicação de Ciro Tokarski a um cargo de superintendente na AGR. Estaria o prefeito Soratto vendo no veterano vereador um escudeiro necessário à sua gestão?
POR FALAR EM AGR
Hoje, segundo consta dentro das suas atribuições, apenas fiscaliza a água e o saneamento da cidade. Agora no futuro governo Soratto/Denis, a AGR deve ampliar essas atribuições, para também fiscalizar outros contratos que estão em andamento e se porventura outros vierem acontecer. Tais como contrato do lixo, do transporte coletivo, que ficou só na conversa, e outros. Como se vê, as atribuições da AGR passam a ser muito importantes e com vários desafios.Essas mudanças, que já passaram pela Câmara a uns meses, estão dando essa nova cara para a AGR. Isso não deixa de ser uma ótima notícia.
O LADO POLÍTICO DA GESTÃO
Um único vereador do PSD aceitou ser secretário. Dois suplentes do MDB e um suplente do PL aceitaram ser também secretários. Todos políticos e cada um conhecendo suas respectivas áreas. Entendo que a parte política no primeiro escalão já foi consolidada pelo futuro governo. Agora, a partir de fevereiro, vem a segunda etapa de nomeações do segundo e terceiro escalão. Tudo ao seu tempo e com cuidado para não errar ou errar bem pouco, para dar o pontapé inicial na futura administração do município, dando assim uma esperança de um novo tempo, tão aguardado por muitos da Cidade Azul.
AINDA NÃO ACABOU
A eleição em Capivari de Baixo ainda não acabou. Corre na Justiça Eleitoral, na 99° zona eleitoral, processos de dois partidos, o AGIR e o PDT, que estão dando o que falar no meio político da capital energética. O PDT já tem condenação de oito anos sem participar das futuras eleições por parte do Ministério Público Eleitoral e do Juízo Eleitoral. A situação é mais grave para o PDT. Se vai recorrer ou não, o partido ainda não decidiu.
AGORA É COM O AGIR
Caso o juízo eleitoral tome a decisão de condenar o AGIR, os números das cadeiras dos vereadores eleitos de todos os partidos tendem a mudar. Esses processos não têm nada a ver com a eleição e o resultado para prefeito no último pleito. Esses são processos exclusivamente em relação aos vereadores eleitos do AGIR, e a cassação ou não deverá ser a tônica daqui pra frente. No mínimo até terça ou quarta-feira deverá sair essa decisão do TRE. O partido AGIR, segundo algumas lideranças, fez uma defesa bem embasada dos fatos e espera que a decisão seja favorável ao partido.
PROJETO A FEDERAL
Deputado estadual Zé Milton não descarta projeto para deputado federal em 2026. No último sábado, no Entrevista Tubá, o deputado falou do seu projeto político, da sua atuação como deputado estadual e sobretudo do seu partido em relação ao presente e ao futuro. Estranho mesmo foi não ter a presença de nenhuma liderança dos Progressistas de Tubarão no local para prestigiar o deputado Zé Milton. Nem mesmo seu colega de assembleia, o deputado Pepê Collaço, fez menção à presença do deputado em mensagem, ficou muito estranha essa indiferença. Nesta hora, o ex-deputado e ex-prefeito progressista Ponticelli daria um show.
PSDB EM EXTINÇÃO
Segurando a alça do caixão, Aécio Neves tenta a fusão do PSDB com outros partidos para 2026. Ex-governador de Minas e ex-candidato à presidência reconheceu que o PSDB tem enfrentado dificuldades, com o partido perdendo forças nas últimas eleições. Aécio está se articulando para ampliar a federação PSDB-Cidadania, e já se reuniu com representantes do Solidariedade e do PDT para discutir uma possível fusão entre os três partidos. Eu já escrevi e anunciei a morte do PSDB. Daqui a pouco nem para segurar a alça do caixão o PSDB vai ter gente. O último que passar apaga a luz!