sábado, 25 de janeiro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/12/2024 12h51

Nutrição, por Cláudia Levandoski: Salada Waldorf

Conhece a Salada Waldorf? Foi criada em meados de 1893 no Waldorf Hotel na Cidade de Nova Iorque (o precursor do atual Waldorf Astoria New York que abriu em 1931). Existem adaptações dessa salada, a de Cláudia está leve, suave, crocante e cheia de sabor, ficou deliciosa e é daquelas saladas que dá vontade de comer com gosto antes da refeição
Nutrição, por Cláudia Levandoski: Salada Waldorf

SALADA WALDORF (Sugestão para o NATAL)

 

Conhece a Salada Waldorf? Foi criada em meados de 1893 no Waldorf Hotel na Cidade de Nova Iorque (o precursor do atual Waldorf Astoria New York que abriu em 1931). Existem adaptações dessa salada, a minha está leve, suave, crocante e cheia de sabor, ficou deliciosa e é daquelas saladas que dá vontade de comer com gosto antes da refeição. Pode colocar uvas frescas também, dá uma doçura sensacional, pêras e abacaxi também combinam muito bem. Outra opção ainda é colocar filé de peito de frango desfiado cozido em água e sal. Daí se torna uma refeição maravilhosa e leve. Para o Natal é a minha dica dessa semana! Eu já quero, e você?

 

Para essa receita vamos precisar de:

 

Folhas verdes – usei alface americana Talos de salsão picadinho 1 Maçã verde picadinha 1 Maçã vermelha picadinha Nozes – levemente tostadas Sal Iogurte natural integral Azeite de oliva Pimenta do reino (opcional) 1 Limão siciliano

 

Modo de Preparo:

  1. Higienizar bem as folhas verdes, o salsão, a maçã.
  2. Picar as maçãs em cubinhos e espremer por cima ½ limão siciliano.
  3. Picar o talo de salsão em cubinhos bem miudinhos.
  4. Preparar o molho da Salada Waldorf: iogurte natural, sal, azeite de oliva e metade do limão siciliano e a pimenta (opcional). Misturar bem.
  5. Preparar uma caminha de folhas verdes, colocar as maçãs picadas, os talos de salsão, regar com o molho já preparado, e colocar nozes por cima. Fica deliciosa!!

 

Rendimento: 4 pessoas Tempo de Preparo: 10 minutos Dificuldade: Fácil

 

PUBLICIDADE

VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO

INTOLERÂNCIA À LACTOSE... SINAIS PARA QUEM SOFRE A CONDIÇÃO

 

A UOL saúde postou sobre o tema e compartilho aqui com vocês, leitores, pois muitas pessoas sofrem com esses incômodos, mas tem como melhorar. Além de estar presente no leite e em derivados como queijos e iogurtes, a lactose também é encontrada em receitas que usam esses ingredientes, como sorvetes, bolos, pizza, pudins, chocolate. Então, desviar-se dela não é uma tarefa fácil no dia a dia. Muitas vezes, desconfortos gastrointestinais aparecem sem que a pessoa entenda que se trata de um problema de intolerância à lactose. A condição surge da incapacidade do organismo em digerir esse açúcar presente naturalmente no leite e em seus derivados. Nessas pessoas, há uma deficiência ou ausência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em açúcares menores para serem absorvidos pelo intestino.

Sintomas de intolerância à lactose Estes são os sinais mais comuns, que podem variar de intensidade e surgir alguns minutos ou horas após a ingestão do alimento com lactose.

 

  • Dor abdominal;
  • Barriga inchada;
  • Cólicas;
  • Náuseas;
  • Gases;
  • Diarreia ácida;
  • Assaduras;
  • Ardência no ânus.
PUBLICIDADE

Segundo o Ministério da Saúde, a severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos, pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarreia, por exemplo. Para bebês e crianças, a intolerância à lactose pode causar também perda de peso e atrasos no desenvolvimento.

Como saber se tenho intolerância à lactose? O ideal é buscar ajuda de um médico ou nutricionista. Quando a pessoa desconfia ter o problema, a recomendação inicial geralmente é deixar de consumir alimentos com lactose por algumas semanas —para ver se os desconfortos diminuem ou desaparecem. Se a manifestação dos sintomas forem persistentes, o médico ou o nutricionista pode realizar uma avaliação detalhada para confirmação do diagnóstico. Também há exames laboratoriais específicos que avaliam a capacidade do organismo em digerir a lactose.

Causas da intolerância à lactose A intolerância à lactose pode ser primária, que é uma condição genética, ou secundária, que pode ser causada por doenças ou lesões intestinais. A idade também é um fator para desenvolver o problema, pois a produção da enzima lactase em nosso organismo pode diminuir naturalmente ao longo do tempo.

Como evitar crises de intolerância à lactose Se você tem intolerância à lactose, é muito importante ler o rótulo dos produtos para saber se o alimento tem a substância —ou perguntar no restaurante, padaria etc. em que está comprando a comida. No entanto, como o nível de intolerância à lactose é individual, é importante se consultar com um nutricionista ou médico antes de tomar qualquer suplemento.

Tenho intolerância à lactose, o que posso comer? Apesar de não poder consumir leite e seus derivados, quem tem intolerância à lactose ainda pode desfrutar de uma dieta equilibrada e saborosa. A maioria dos produtos naturais (carnes, ovos, frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e sementes) não tem lactose. Além disso, existem leites, queijos, chocolates, iogurtes, sorvetes e diversos produtos "sem lactose" disponíveis no mercado. Em muitos casos, na verdade, a lactose continua no alimento, mas a indústria adiciona ao produto a lactase, enzima necessária para a digestão da lactose. Quem tem intolerância à lactose deve se consultar com um nutricionista para adequar a dieta e evitar deficiências nutricionais. (Adaptado de uol.com.br/viverbem)


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.