sábado, 25 de janeiro de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
05/12/2024 16h40

Em SC: curso de Engenharia Ferroviária da UFSC tem um único inscrito para o vestibular

João Francisco Rubbo Nobre tem 18 anos e acredita que uma boa estrutura ferroviária é fundamental para o desenvolvimento de um país
Em SC: curso de Engenharia Ferroviária da UFSC tem um único inscrito para o vestibular

João Francisco Rubbo Nobre, de 18 anos, foi o único inscrito, como primeira opção, no curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Às vésperas da prova, que ocorre no sábado (7) e no domingo (8), ele se prepara para viajar até Joinville, no Norte do estado, onde prestará vestibular.

 

Morador de Valinhos (SP), o jovem assistiu de perto a ferrovia e os trens que por ela cruzavam desenvolverem a cidade natal. Ele se disse surpreso pela pouca procura do curso e a falta de interesse pelo tema, mas afirmou que o número reflete a falta da presença do setor no país.

 

"Fiquei bastante surpreso. Esperava que não houvessem muitos inscritos, mas como havia até pesquisado projetos de alunos do curso, pensei que haveria pelo menos uma dúzia além de mim, ainda mais por ser em uma universidade pública e prestigiada", disse o jovem.

 

O curso que escolheu tem duração de cinco anos, em turno integral, e oferece 28 vagas. Como segunda opção, o estudante escolheu Engenharia de Transporte e Logística, também em Joinville, que tem 35 vagas, mas encerrou as inscrições com 19 nomes.

PUBLICIDADE

O jovem optou por Joinville por ter interesse em conhecer melhor a cidade, que é a mais populosa de Santa Catarina, com 616.317 habitantes, além de querer contribuir para projetos de trens de passageiros no território catarinense.

 

"Estudos preparatórios da Infra já analisaram a região de Joinville, que certamente tem demanda o suficiente, mas não se iniciou um projeto de fato. Acho surpreendente que não existam movimentos em grande escala exigindo a volta do serviço muito utilizado no século passado, mas que foi abandonado", disse.

 

 

 

PUBLICIDADE

Além de Joinville, Nobre fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreveu para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP). Nas duas instituições, escolheu o curso de Física por não contemplar o curso ligado à ferroviária.


Fonte: G1 SC
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.