Embora na quinta-feira (5) os catarinenses possam esperar sol e temperaturas de até 30ºC em regiões de Santa Catarina, o tempo deve virar a partir da sexta-feira (6) no Estado.
As chuvas que vêm atingindo as cidades catarinenses retornam com tempestades acompanhadas de ventos fortes e até eventual queda de granizo.
Segundo a Defesa Civil estadual, isso ocorre porque uma frente fria se aproxima de Santa Catarina na sexta-feira e estende a atuação até o domingo (8). O risco é de moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.
Destoando das outras regiões catarinenses, na quinta-feira a Grande Florianópolis e o Litoral Norte mantêm a nebulosidade e a chance de chuvas rápidas, mas sem risco para ocorrências associadas, segundo a Defesa Civil. Nas duas regiões, as temperaturas não passam dos 25ºC.
Nas demais regiões, as temperaturas seguem amenas no amanhecer, mas à tarde, com a presença do sol, chegam aos 30°C. É o caso do Extremo Oeste e de pontos do Litoral Sul. Nas demais áreas, os termômetros devem ficar entre 26°C e 29°C.
O vento volta a aumentar entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com rajadas de nordeste entre 40 e 60 quilômetros por hora. O mar segue agitado.
Na sexta-feira, com a chegada da frente fria, a chance da ocorrência dos temporais no Estado aumentam, especialmente do Grande Oeste aos Planaltos. O risco é maior entre o final da tarde e a noite, quando as tempestades podem vir acompanhadas de ventos fortes e eventual queda de granizo.
Os temporais devem se estender para a madrugada de sábado (7), podendo atuar em todas as regiões de Santa Catarina. Ao longo do dia, o tempo segue fechado e a chuva se torna mais persistente e abrangente, diminuindo o risco associado aos ventos fortes e granizo, mas trazendo riscos associados a alagamentos e enxurradas.
O domingo será mais um dia de tempo nublado e chuvoso em grande parte do Estado, mantendo o risco de moderado a alto para ocorrências associadas às condições de tempo.