O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (27), no Teatro do CIC, em Florianópolis, a solenidade de premiação dos 72 alunos vencedores do VI Prêmio Honestidade nas Escolas. O concurso de desenhos, realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria da Educação (SED), promove a ética e a cidadania entre alunos do 1º ao 5º ano da rede estadual.
Nesta edição, duas alunas da Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos, em Tubarão, foram premiadas. Na categoria 1º ao 3º ano, Lavínia Floriano Baptista, acompanhada pela mãe Juliana Floriano Baptista e pela professora Tayse Camilo Correa - já na categoria 4º ao 5º ano, Maria Eduarda de Lima Barros, acompanhada pela mãe Núbia de Lima Souza e pela professora Bianca Martins de Abreu.
Pela primeira vez, os critérios do edital do prêmio contemplaram dois alunos de cada uma das 36 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os vencedores receberam certificado, troféu, pelúcia da boneca Catarina, mascote do Prêmio, e um kit de jogos e materiais educacionais.
Recorde de inscritos
O controlador-geral do Estado, Pedro Waltrick, representou o governador Jorginho Mello na solenidade e agradeceu o engajamento da comunidade escolar. A sexta edição do Prêmio bateu recordes, alcançando cerca de 55 mil estudantes inscritos de mais de 70% das escolas da rede estadual. A participação das escolas cresceu 40% e a iniciativa chegou a 94% das cidades catarinenses.
“O governador Jorginho Mello me pediu para transmitir a vocês que continuem incentivando as crianças a serem adultos melhores num futuro próximo. Nesta edição, buscamos promover o cuidado com patrimônio escolar. Nosso objetivo é desenvolver não só alunos que preservem a escola, mas também cidadãos melhores, comprometidos com a ética e a integridade”, afirmou.