sexta, 13 de dezembro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/11/2024 09h37

Rússia dispara míssil intercontinental contra Ucrânia pela 1ª vez na guerra, diz Exército ucraniano

O míssil intercontinental russo, uma arma poderosa e de longo alcance, atacou a cidade de Dnipro, a 1 mil km de onde foi lançado, segundo os militares ucranianos. Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, citou 'novo míssil russo'.
Rússia dispara míssil intercontinental contra Ucrânia pela 1ª vez na guerra, diz Exército ucraniano

A Rússia disparou um míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia nesta quinta-feira (21), segundo informações da Força Aérea ucraniana. Este é o primeiro uso desse tipo de armamento na guerra, que teve início em 2022. O míssil, conhecido por sua capacidade nuclear e alcance de milhares de quilômetros, foi lançado da região de Astrakhan, no sul da Rússia, e teve como alvo a cidade de Dnipro, localizada a cerca de 1.000 km de distância.

 

De acordo com o governador regional Serhiy Lysak, o ataque atingiu uma instalação industrial, causando incêndios e deixando duas pessoas feridas. A Força Aérea da Ucrânia afirmou que as investigações preliminares indicam que o míssil não estava armado com uma ogiva nuclear.

PUBLICIDADE

Os mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) são projetados para alcançar distâncias superiores a 5.600 km e podem carregar ogivas nucleares. Atualmente, apenas Estados Unidos, Rússia e China possuem essa tecnologia, segundo a enciclopédia Britannica.

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque como mais uma demonstração de desprezo pela vida humana por parte do presidente russo Vladimir Putin. Em um discurso, Zelensky afirmou:

 

“Hoje, nosso insano vizinho revelou novamente sua verdadeira natureza: desprezo pela dignidade, liberdade e vida humana. As investigações sobre o míssil estão em andamento.”

 

PUBLICIDADE

O ataque ocorre em um momento de escalada na guerra. Recentemente, a Ucrânia utilizou mísseis ATACMS, fornecidos pelos Estados Unidos, e Storm Shadow, do Reino Unido, para atingir alvos dentro do território russo. Moscou havia alertado que tais ações seriam vistas como uma escalada significativa do conflito.

 

Além do míssil intercontinental, a Rússia também lançou um míssil hipersônico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, dos quais seis foram interceptados pela defesa aérea ucraniana. Até o momento, o Kremlin não comentou oficialmente o ataque. Questionado sobre o lançamento, o porta-voz Dmitri Peskov disse que não tinha informações a compartilhar.

 Foto: Serviço de Emergência de Dnipro/Reuters.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.