O Ministério Público de Santa Catarina analisa o inquérito que acusa o cirurgião plástico Marcelo Evandro dos Santos de provocar lesões gravíssimas em uma paciente durante cirurgia estética na capital catarinense. Além disso, outras oito denúncias foram formalizadas contra o médico, segundo o delegado-geral do estado, Ulisses Gabriel.
O MP está avaliando as informações para decidir se apresentará denúncia, solicitará novas apurações ou arquivará o caso. Marcelo, por sua vez, afirmou em nota que "sempre priorizou a saúde e o bem-estar dos pacientes", destacando que prestará esclarecimentos apenas nos autos.
Caso Letícia Mello
Entre as denúncias, destaca-se a da neuropsicopedagoga Letícia Mello, que foi submetida a 12 cirurgias no mesmo dia. Após 10 horas de procedimentos, que incluíram a retirada de 7 quilos de gordura, Letícia sofreu queimaduras, necrose, bolhas e perda de tecido. A paciente passou 11 dias na UTI e ficou internada por mais de dois meses.
"Eu estava literalmente necrosando", contou Letícia, que tornou pública sua experiência, incluindo imagens que mostram os danos causados.
Outras denúncias
Após o caso vir à tona, mais pacientes relataram problemas semelhantes em procedimentos realizados por Marcelo. O cirurgião, que se apresenta como referência em cirurgias estéticas e tem mais de 37 mil seguidores em redes sociais, já realizou cerca de 15 mil operações. Apesar disso, ele acumula quatro condenações na esfera cível, incluindo uma indenização pela morte de uma paciente após uma lipoaspiração em 2021, no Paraná.
O que diz o médico
Em nota oficial, Marcelo afirmou que segue rigorosamente o Código de Ética Médica e realiza uma média de 300 cirurgias por ano, sempre utilizando "técnicas modernas e recomendadas". Ele reiterou que as reações biológicas dos pacientes são previamente informadas e documentadas em termos de consentimento. O médico enfatizou ainda que os processos estão sob sigilo e que as acusações serão esclarecidas na Justiça.
A análise do caso segue na 24ª Promotoria de Justiça em Florianópolis.