Durante o feriado da Proclamação da República, as rodovias de Santa Catarina devem registrar a passagem de cerca de 1,16 milhão de veículos. Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, o tráfego será 60% mais intenso em comparação aos dias normais, especialmente entre quinta-feira (14) e domingo (17).
No domingo, o fluxo será intenso ao longo de todo o dia, com maior concentração das 10h às 17h. As rodovias afetadas incluem a BR-116/PR, BR-376/PR, BR-101/SC e o Contorno Viário de Florianópolis, que conectam Curitiba ao litoral catarinense.
A Arteris Litoral Sul recomenda o uso do Contorno Viário de Florianópolis para quem trafega entre o Norte e o Sul do estado, visando evitar congestionamentos. Os motoristas podem acessar o desvio em Biguaçu (km 176) ou Palhoça (km 219), dependendo da direção.
As tarifas básicas de pedágio são de R$ 5,20 para veículos leves, com cabines de autoatendimento que aceitam pagamento por aproximação via cartão de débito. No estado, os pedágios estão localizados em Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça.
O feriadão promete não apenas tráfego intenso, mas também requer atenção redobrada nas estradas, com a previsão de maior fluxo ao longo do final de semana.