Nesta semana, após as intensas chuvas que atingiram o Sul de Santa Catarina, um espetáculo natural chamou atenção na região de Praia Grande. Diversas cachoeiras se formaram nos cânions que separam os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O fenômeno foi registrado nos cânions do Malacara e do Molha Coco.
Veja o vídeo:
HC Notícias (@hc_noticias) • Fotos e vídeos do Instagram
Segundo especialistas, esse tipo de formação só ocorre após fortes chuvas, devido ao fato de as nascentes dos rios estarem localizadas no topo da serra. Com volumes significativos de água, as cachoeiras surgem rapidamente. No Cânion do Malacara, por exemplo, estima-se que cerca de 100 cachoeiras tenham se formado.
Flávio Lima, empresário e piloto de balão com 20 anos de experiência na área de turismo, explica que esse fenômeno é recorrente na região. Ele destaca que os cânions, que fazem divisa entre os dois estados, têm as cachoeiras que caem diretamente para o lado catarinense.
Em alguns trechos da área, sequências de cachoeiras ainda pouco exploradas podem ser acessadas por turistas. Flávio também menciona que essas quedas d’água podem ser acessadas por meio do esporte de aventura conhecido como canionismo, que envolve o uso de rapel.