“A surdez não define limitações, define caminhos – e cada caminho pode levar a qualquer conquista.” A frase foi apresentada pelo Dj Afonso Loss, – um dos únicos Djs surdos de Santa Catarina – durante o 4º Festival de Libras realizado no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, neste sábado (9).
Natural de Porto Alegre, o Dj mora atualmente em Balneário Camboriú e também atua como professor da Língua Brasileira dos Sinais (Libras).
Surdo de nascença, Afonso compartilhou com o público sobre seus desafios ao querer trabalhar com a música e destacou a importância de ações como o Festival de Libras, para troca de experiências entre os profissionais da área.
“Foi emocionante receber o convite para estar aqui no Parque e encontrar amigos, a comunidade surda e até alguns alunos. Ações como essas são necessárias para continuarmos evoluindo. Os desafios são grandes, pois nasci surdo, e aos poucos fui aprendendo sobre os sons e como desenvolver estratégias para fazer esse trabalho de Dj”, conta ao ter seus sinais interpretados durante sua apresentação no Festival no teatro do Parque.
Focado na vibração e expressão visual da música, Afonso tem um projeto de criar espaços inclusivos em baladas, festivais e shows para unir surdos e ouvintes em uma experiência artística. Ao final do Festival, ele deu uma demonstração de suas técnicas com um show no palco cultural do Parque Diamante.