A passarela na BR-101, em Imbituba, está concluída. A comunidade localizada na região do KM 274, já pode atravessar a rodovia federal pela nova estrutura. Esta é a última passarela prevista para entrega neste ano no município, totalizando cinco. Antes, a CCR ViaCosteira concluiu as travessias nos KM 275, 277, 288 e 290.
Ao todo, estão previstas 18 novas passarelas no contrato de concessão. Destas oito estão finalizadas. Além das de Imbituba, estão prontas as estruturas em Laguna (KM 298), em Capivari de Baixo (KM 328) e em Tubarão (KM 342).
“É preciso destacar a importância das passarelas quando falamos sobre segurança viária. Elas são responsáveis pela redução de 100% no risco de atropelamento de pedestres e ciclistas ao fazerem a travessia”, pontua Joelson Ferreira, gerente de Operações da CCR ViaCosteira.
A estrutura
As novas passarelas contam com tela de proteção no trecho de travessia sobre a pista para evitar que quaisquer resíduos sejam atirados na pista. As calçadas e passeios que dão acesso à rampa seguirão todas as exigências que garantem acessibilidade às pessoas com deficiência. Sistemas de drenagem também serão instalados em todas as entradas e saídas das rampas.
Da mesma forma, serão implantados pontos de parada de ônibus em todas as passarelas, desde que respeitem uma distância mínima de 3,5 quilômetros entre eles.
A concessionária também é responsável pela instalação e manutenção de toda iluminação dessas estruturas, bem como das câmeras que irão monitorar integralmente os locais por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) garantindo ainda mais segurança à população.