O sonho de um centro dedicado ao cuidado dos idosos em Capivari de Baixo está ganhando forma, mas ainda enfrenta um grande desafio: a falta de um terreno adequado. A iniciativa é liderada pelo CEAPI (Centro de Apoio ao Idoso), mantido pela Sociedade de Amparo aos Necessitados de Capivari de Baixo (SANC), que se adaptou para dedicar-se ao acolhimento de idosos carentes. O projeto contempla uma arena multiuso, casas de longa permanência, alojamentos temporários, um local para oficinas e uma capela, ocupando aproximadamente 30.000 m².
Assista a entrevista:
Gisele Nascimento, diretora do CEAPI, destaca a motivação por trás da ideia. “A vontade de ter um lugar para acolher os idosos carentes do município nasceu durante a pandemia. A princípio, pensamos em algo menor, com cursos e projetos periódicos, mas o sonho cresceu”, relembra.
O padre José Eduardo Bittencourt enfatiza a importância de encontrar um terreno adequado: “O nosso sonho é plantar essa árvore, mas falta o chão. O projeto está lindo, mas um terreno pequeno não abrangeria tudo. Estamos correndo atrás de conseguir. Tendo um terreno, é possível. Ações de financiamento são possíveis, temos o Fundo do Idoso, e documentalmente, a SANC e o CEAPI estão habilitados”, explica.
A empresa responsável pelo projeto é a Gaia Arquitetura e Engenharia, que recebeu o convite para desenvolvê-lo. “O padre Eduardo nos convidou e disse que tinha o sonho de construir um centro para idosos aqui no município”, conta Peter Mendes Martins, sócio e engenheiro civil da Gaia Arquitetura e Engenharia.
O engenheiro Igor Pereira, também da Gaia, explica os desafios técnicos: “O grande desafio é o terreno, encaixar esses cinco blocos dentro de um terreno de 30.000 m². A gente já fez uma pré-análise num terreno aqui da cidade, mas ele pode ser diminuído, e talvez a gente precise reenquadrar esses blocos novamente”, ressalta.
A mobilização para tornar o projeto uma realidade já está em andamento, com esforços direcionados tanto a Brasília, onde busca-se apoio político e recursos federais, quanto à colaboração de empresas e entidades locais que possam contribuir com doações ou parcerias. O prefeito eleito Claudir Bittencourt e alguns vereadores já se comprometeram com a causa.