Basta passar pelo loteamento Vivendas São Joaquim, logo no início da Rodovia Aggeu Medeiros, em Tubarão, para ver o avanço das obras. A fase atual consiste na aplicação de meios-fios, reforçando o valor estético do local, planejado para ser um novo bairro de Tubarão. São mais de 500 mil metros quadrados, totalizando 901 lotes.
Meios-fios são um elemento importante para delimitar áreas de circulação de veículos e pedestres, além de proteger a estrutura e garantir que os veículos permaneçam nas pistas adequadas. A escolha do material - meios-fios extrusados no local, aplicados por máquinas extrusoras de concreto da própria incorporadora - garantem a durabilidade em longo prazo. "Os meios-fios em um loteamento de grande porte precisam ter durabilidade por diversas razões relacionadas à segurança, economia, eficiência e qualidade do ambiente urbano", explica o engenheiro Gustavo Laffitte, da G. Laffitte, incorporadora do loteamento.
Ele lembra que este tipo de material precisa ter durabilidade, evitando manutenções e substituições frequentes, bem como custos adicionais significativos ao longo do tempo.
Um dos pontos importantes do projeto é a opção dos meios-fios extrusados com sarjeta, que favorecem a urbanização e o sistema de drenagem da área. Além do valor estético, de padronização, os meios-fios direcionam a água da chuva para as sarjetas e bocas de lobo, evitando alagamentos e danos à pavimentação.
Os meios-fios extrusados com sarjeta têm se destacado como uma escolha inteligente para a infraestrutura viária do loteamento. Estes elementos são produzidos e aplicados no próprio loteamento, assegurando o controle de qualidade mais rigoroso, com peças mais uniformes e duráveis, que oferecem maior resistência às intempéries e ao tráfego. Meios-fios duráveis mantêm uma boa aparência por mais tempo, sem fissuras, quebras ou deformações que poderiam afetar a estética e estrutura do lugar. “Um loteamento bem conservado atrai moradores e investidores, valorizando os lotes e o empreendimento como um todo”, completa Gustavo.
A aplicação está ocorrendo em um ritmo contínuo, com equipes de trabalho realizando a colocação dos meios-fios ao longo das vias principais e secundárias do loteamento. Esse processo inclui o nivelamento do solo, a colocação dos meios-fios e a posterior fixação com concreto.
Próximas Etapas da Obra
Além da instalação dos meios-fios, as obras no loteamento incluem a preparação das vias para receber a pavimentação definitiva. Ainda nas próximas etapas, está prevista a instalação de toda a rede elétrica. Com isso, o projeto segue dentro do cronograma previsto. A previsão de entrega da primeira etapa de lotes prontos para receber edificações é dezembro deste ano.
Trazendo um conceito de refúgio urbano, o Vivendas São Joaquim é o primeiro deste porte na Rodovia Serramar, ou Aggeu Medeiros. Por ele, passará o fluxo turístico que liga o planalto serrano às praias do litoral. Com isso, o Vivendas trará a oportunidade aos seus moradores, de morarem a 15 minutos das praias e a cinco minutos do centro de Tubarão, passando pela ponte Stelio Cascaes Boabaid.
Para saber mais sobre o loteamento acesse @loteamento.vivendas ou pelo telefone/whatsapp (48) 9 8854-9116.