Nesta quinta-feira (24), a cidade de Tubarão foi atingida por fortes ventos e chuvas intensas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão apontou um risco elevado para temporais severos na região, incluindo a possibilidade de rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos.
O alerta é especialmente válido para as áreas em vermelho no mapa, onde o risco foi classificado como "muito alto". Entre os municípios sob monitoramento intensificado estão Tubarão, Braço do Norte e Capivari de Baixo.
Os temporais começaram a se formar no final da manhã e estão previstos para avançar pelo estado durante a tarde e início da noite. A instabilidade atmosférica é resultado da combinação de uma frente fria rápida, um ciclone extratropical e o aquecimento local, fatores que geram tempestades com ventos fortes e chuvas volumosas.
Em Tubarão, uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento pegou muitos moradores de surpresa, mas, até o momento, não há registro de prejuízos significativos.
O último alerta da Defesa Civil foi emitido às 15h05 e indica a possibilidade de temporais com raios, ventos fortes, granizo e alagamentos para diversos municípios da região, incluindo Braço do Norte, Gravatal, Laguna, e Capivari de Baixo, nas próximas duas horas.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo em locais seguros, evitando proximidade de árvores ou postes de energia, e alerta para o perigo de transitar por áreas alagadas. Em caso de emergências, os números 199 e 193 estão disponíveis para atendimento.